fbpx

A inovação marca presença

O Parque Tecnológico – Tecnosinos é um dos exemplos mais bem acabados das iniciativas que a ACIST-SL tomou para si nos seus 100 anos de história. Considerado hoje um dos maiores Parques do mundo, o Tecnosinos teve seu embrião fecundado nas reuniões com empresários associados da ACIST-SL que, em 1993, sentiram a necessidade de estímulos, por parte do poder público, para criarem novas empresas.

O empresário Siegfried Koelln – que presidiu a ACIST-SL em 2015 – recorda que em 1993 o grupo de Jovens Empresários, do qual fazia parte, solicitou um encontro com o então vice-prefeito Ronaldo Ribas para propor a isenção de impostos para as empresas de informática. “A Associação foi protagonista no processo de criação e concretização do Parque”, assinala. Na época, Koelln presidiu a Comissão de Implantação do Polo.

E em junho de 1999, aconteceu a inauguração do primeiro prédio Unitec. Esta data marca a fundação do Parque, que em 2019 completou 20 anos, celebrando a construção de mais duas incubadoras e dezenas de prédios que abrigam mais de uma centena de empresas de diversos países e seis mil empregos.

Devido à união de esforços, o Tecnosinos tem uma governança gerida a partir de uma tríplice hélice que envolve o poder público, por meio da Prefeitura Municipal, a academia, através da Unisinos, e a iniciativa privada, representada pela ACIST-SL e pela Associação das Empresas do Polo de Informática.

Em 2013, a ACIST-SL organizou uma grande homenagem aos precursores do Parque Tecnológico Tecnosinos. Em maio daquele ano, reuniu na Sede Social o grupo de empreendedores que contribuiu para a implantação do então Polo de Informática. Dentre eles, Siegfried Koelln, empresário que trouxe o desafio de implantar um novo modelo de negócios na cidade, Padre Aluysio Bohnen, reitor na Unisinos na época da formatação do Polo e Ronaldo Ribas, prefeito municipal que apoiou a iniciativa.

A consolidação do Tecnosinos demonstra a força do associativismo em torno de projetos que inspiram o bem comum. Força esta que tem norteado a ACIST-SL ao longo dos seus 100 anos de fundação.

Oferecer um amplo quadro de vantagens para os associados tem sido prioridade constante na história da nossa associação. E este será o tema do próximo capítulo. Fique ligado aqui no site da ACIST-SL e nos acompanhe também nas redes sociais. Até lá!

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin

deixe seu comentário