A inovação marca presença

O Parque Tecnológico – Tecnosinos é um dos exemplos mais bem acabados das iniciativas que a ACIST-SL tomou para si nos seus 100 anos de história. Considerado hoje um dos maiores Parques do mundo, o Tecnosinos teve seu embrião fecundado nas reuniões com empresários associados da ACIST-SL que, em 1993, sentiram a necessidade de estímulos, por parte do poder público, para criarem novas empresas.

O empresário Siegfried Koelln – que presidiu a ACIST-SL em 2015 – recorda que em 1993 o grupo de Jovens Empresários, do qual fazia parte, solicitou um encontro com o então vice-prefeito Ronaldo Ribas para propor a isenção de impostos para as empresas de informática. “A Associação foi protagonista no processo de criação e concretização do Parque”, assinala. Na época, Koelln presidiu a Comissão de Implantação do Polo.

E em junho de 1999, aconteceu a inauguração do primeiro prédio Unitec. Esta data marca a fundação do Parque, que em 2019 completou 20 anos, celebrando a construção de mais duas incubadoras e dezenas de prédios que abrigam mais de uma centena de empresas de diversos países e seis mil empregos.

Devido à união de esforços, o Tecnosinos tem uma governança gerida a partir de uma tríplice hélice que envolve o poder público, por meio da Prefeitura Municipal, a academia, através da Unisinos, e a iniciativa privada, representada pela ACIST-SL e pela Associação das Empresas do Polo de Informática.

Em 2013, a ACIST-SL organizou uma grande homenagem aos precursores do Parque Tecnológico Tecnosinos. Em maio daquele ano, reuniu na Sede Social o grupo de empreendedores que contribuiu para a implantação do então Polo de Informática. Dentre eles, Siegfried Koelln, empresário que trouxe o desafio de implantar um novo modelo de negócios na cidade, Padre Aluysio Bohnen, reitor na Unisinos na época da formatação do Polo e Ronaldo Ribas, prefeito municipal que apoiou a iniciativa.

A consolidação do Tecnosinos demonstra a força do associativismo em torno de projetos que inspiram o bem comum. Força esta que tem norteado a ACIST-SL ao longo dos seus 100 anos de fundação.

Oferecer um amplo quadro de vantagens para os associados tem sido prioridade constante na história da nossa associação. E este será o tema do próximo capítulo. Fique ligado aqui no site da ACIST-SL e nos acompanhe também nas redes sociais. Até lá!