A Segurança Pública como pauta permanente

Os preocupantes dados de violência nas mais diversas áreas da Segurança Pública em São Leopoldo, e seu impacto no desenvolvimento econômico, tem feito a ACIST-SL atuar fortemente na busca de soluções e no apoio às iniciativas.

Tendo sob seu guarda-chuva o CONSEPRO – Conselho Pró Segurança Pública, oferecendo a infraestrutura necessária, como espaço físico e equipe – a ACIST-SL criou também a diretoria de Segurança Pública. E em 2019, a entidade instituiu a Comissão São Leopoldo + Segura, que reúne todos os órgãos municipais que têm relação com o tema.

A Segurança Pública passou a ser pauta permanente em 2014, quando o então presidente Siegfried Koelln convidou todos os representantes para conversar sobre o tema e definir maneiras de a sociedade civil contribuir. A iniciativa culminou com a Carta à Segurança, que relatava os principais problemas e suas soluções. O documento foi publicado nos veículos de comunicação e enviado a todos os vereadores, deputados estaduais e para o governador do Estado.

Dentre as reivindicações, o aumento no efetivo, de viaturas e de infraestrutura. Daquele ano até o momento, houve vários avanços, como a Delegacia da Mulher, novas instalações da Brigada Militar e da Polícia Civil. Mas ainda há muito a ser feito, diz Siegfried, que em 2020 assume novamente a entidade. Ele refere-se ao fato de que São Leopoldo está entre os 18 municípios com maior índice de violência e justamente por isto faz parte do Programa RS Seguro.

Segundo ele, a bandeira Segurança Pública continuará a ser permanentemente tratada. “Nossa entidade é reconhecida pela capacidade de integrar os mais diversos agentes da sociedade e estaremos sempre à disposição para buscar soluções que visam a todos, associados ou não”.

Na gestão 2020/2021, a entidade contará com três diretores de Segurança Pública. Integrarão o grupo Rogério Daniel da Silva, que exerceu o cargo na gestão anterior; Davi Dalcin, que também preside o CONSEPRO e Sérgio Sgrillo, da associada Taurus.

Para Rogério Daniel da Silva, a Comissão São Leopoldo + Segura será um dos principais trabalhos que serão executados pela diretoria de Segurança da ACIST. O projeto integra 14 entidades relacionadas à Segurança Pública e deve aumentar ao longo de 2020.

Ele explica que o projeto segue os mesmos princípios do RS Seguro, mas adaptado para a realidade de São Leopoldo. Nas reuniões mensais se discutem situações e operações juntamente com os organismos de segurança, uma das pautas permanentes é o cercamento eletrônico do presídio municipal, que atua com o regime de semiaberto. O objetivo é evitar e identificar fugitivos desta instituição, assim como fiscalizar a presença dos apenados nos locais de trabalho.

Rogério aponta que a Segurança Pública é um dos principais requisitos analisados por empresas que queiram se instalar no município ou aumentar seus investimentos. “Por isso, a ACIST-SL trabalha muito forte neste quesito. Para, juntamente com seus parceiros dos organismos de segurança, contemplar os anseios de seus associados”.

O presidente do CONSEPRO e também diretor de Segurança Pública da ACIST-SL, Davi Dalcin, acrescenta que há uma necessidade da sociedade civil fazer parte do processo de busca de soluções para este setor. “O Estado não tem como abraçar todas as suas responsabilidades de modo integral e a Segurança Pública é um dos maiores exemplos desta impossibilidade”.

É onde entram instituições como a ACIST-SL e o CONSEPRO, que representam a vontade e a disposição das pessoas físicas e jurídicas em contribuir. “Ambas atuam de modo voluntário para o bem comum e subsistem também por contribuições voluntárias, que são revertidas em prol da comunidade. Por isto, faço um convite para que todos conheçam suas proposições e façam parte desta corrente”, ressalta.

Ele lembra que o apoio e a transparência são fundamentais e que os interessados podem acompanhar as atividades do CONSEPRO  pelo site https://conseprosaoleopoldo.com.br/.

Fique ligado no site da ACIST-SL e nos acompanhe também nas redes sociais. Até a próxima!

Redação: Imprensa ACIST-SL | SENHA Comunicação Integrada