fbpx

Blog da ACIST-SL: Queremos estreitar laços

A ACIST-SL sempre prezou pela comunicação direta com seus associados, informando sobre todas as suas atividades utilizando os diversos canais que a modernidade apresenta. Afinal, são quase 100 anos de forte atuação junto à comunidade leopoldense.

E para confirmar esta premissa, criamos o Blog da ACIST-SL. Com o objetivo de estreitar relacionamentos, esta ferramenta digital passa a divulgar os posicionamentos, as conquistas, soluções e demais informações para que o nosso associado saiba em primeira mão tudo o que esta entidade centenária tem para oferecer.

E para iniciar, vamos publicar em vários capítulos um pouco da história da entidade e sua forte presença no dia a dia da cidade.

Legitimidade & Protagonismo

Em março de 2020, a ACIST-SL irá celebrar 100 anos de fundação.

Na trajetória desta entidade, foram escritos diversos capítulos que marcam a sua importância para o desenvolvimento local e regional.

“Ao contrário de outras instituições, cuja manutenção é via contribuição compulsória, a nossa entidade tem de lutar continuamente para manter-se ativa. E existir há quase 100 anos mostra a vontade dos empresários em terem uma voz legítima, que os represente em todas as instâncias.”

A frase é do empresário Luiz Antonio Velho dos Santos, que presidiu a ACIST-SL em duas gestões (1992 a 1994 e 1998 a 2000), e ilustra o espírito aguerrido dos dirigentes que vêm atuando na entidade desde a sua criação.

E no exato dia da sua criação – 21 de março de 1920 – Reinaldo Müller, o primeiro presidente da Associação, enviou um telegrama ao presidente de República, Epitácio da Silva Pessoa, exigindo providências em favor do comércio e indústria locais. Criticavam-se os maus serviços da ferrovia Porto Alegre – São Leopoldo, dirigida por capital belga. Epitácio Pessoa, vendo o risco social que a crise poderia gerar, tomou a empresa e a entregou ao governo do Estado.

Este é apenas o primeiro das dezenas de capítulos do protagonismo que a ACIST-SL exerce à frente da comunidade empreendedora de São Leopoldo.

O mais recente, sem dúvida – e que ainda está sendo escrito – é a intensa participação da ACIST-SL para o surgimento do Parque Tecnológico Tecnosinos. O polo de informática, que surgiu dentro da entidade por demandas dos associados, hoje é o terceiro mais importante do mundo.

Como surgiu e como está o Tecnosinos será o tema do capítulo 2. Fique ligado aqui no site da ACIST-SL e nos acompanhe também nas redes sociais. Até a próxima!

Redação: Imprensa ACIST-SL | SENHA Comunicação Integrada

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin

deixe seu comentário